sábado, 25 de maio de 2013


Ser encarregado de educação é uma missão que se cumpre com entrega e dedicação.
Imagine-se um treinador desportivo. Tal como o treino é importante para a obtenção dos melhores resultados, para incentivar o seu educando a ter boas notas na escola, explique-lhe a importância do estudo. Motive-o e consiga que ele queira e saiba estudar.
Eis alguns tópicos que poderão ajudá-lo nessa missão:

1. Crie um ambiente adequado ao estudo
É fundamental que seja um lugar tranquilo, pelo menos enquanto ele está a estudar, sem nada que possa distrair sua atenção.
Uma mesa ampla, onde ele possa espalhar livros e cadernos, uma cadeira confortável, uma boa iluminação são requisitos básicos.

2. Estabeleça uma rotina diária
O período de estudo deve ter a mesma duração mínima todos os dias e ser rigorosamente cumprido, mas não é obrigatório que tenha sempre o mesmo horário, de forma a permitir que sejam incluídas outras actividades.
Tenha cuidado com a internet! Verifique se, em vez de estudar, o seu educando não está a falar com amigos ou acedendo a sites inapropriados e lembre-se que estar sentado diante dos livros e cadernos não significa estar a estudar.

3. Motive-o para aprender e para estudar
Não se esqueça que o seu educando só aprenderá alguma coisa se tiver interesse, vontade de aprender.

4. Dê o exemplo
Se não quer que o seu educando se instale à frente da televisão em vez de estudar, não se ponha a ver a telenovela na hora em que quer que ele estude.
Leia livros, jornais, ouça música, veja filmes e espectáculos de qualidade. Se o fizer, o seu educando terá maior apetência por fazê-lo também.


5. Dê apoio, não ensine
Essa é a função do professor. A sua tarefa consiste em realçar o valor do estudo.
Dedique 10 a 20 minutos por dia para conversar com o seu educando. Mostre-lhe que dá importância ao seu estudo e ele irá também considerá-lo importante.

6. Ajude-o a descobrir o seu estilo de estudo
Cada pessoa tem o seu estilo de estudo. Ajude o seu educando a descobrir o seu, fazendo o balanço entre vantagens e desvantagens sentidas em cada estratégia.

7.Dê-lhe autonomia para realizar sozinho as suas tarefas
Uma das características dos alunos bem-sucedidos é saberem preparar-se para os testes. Eles são seguramente os mais responsáveis e organizados.

8. Promova a auto-estima
Ter uma auto-estima positiva significa apreciar-se e ter confiança em si próprio e nas suas capacidades e isso contribui para um bom desempenho escolar.

9.Não negoceie recompensas materiais
Negociar recompensas materiais reforça a ideia de que estudar é um castigo.
É importante, é que o seu educando aprenda a gostar de estudar e se sinta valorizado pela sua prática.

10. Controle a sua saúde
Considere a necessidade, no mínimo, de oito horas de sono e de um regime alimentar saudável e equilibrado
Problemas de visão, audição ou dificuldades em se concentrar podem também refletir-se no aproveitamento.

E agora que já sabe o que tem a fazer, está na altura de dar a apitadela para o início dos treinos!


1 comentário:

  1. Uma forma bem interessante de interagir com os Encarregados de Educação! Parabéns! Gostei muito, quer da apresentação quer do Blog.

    ResponderEliminar